CODIGO.pt > Sinais de Trânsito > Sinais dos condutores
Sinais dos condutores

sinais-condutores-1
Vou reduzir a velocidade

Estende-se horizontalmente o braço do lado do volante, com a palma da mão voltada para o solo, e faz-se oscilar lentamente, repetidas vezes, no plano vertical, de cima para baixo.


sinais-condutores-3
Pare

Estende-se horizontalmente o braço do lado do volante, com a palma da mão voltada para trás; este sinal deve ser feito com o braço esquerdo.


sinais-condutores-2
Vou voltar para o lado do volante

Estende-se horizontalmente o braço do lado do volante, com a palma da mão voltada para a frente; este sinal deve ser feito estendendo horizontalmente o braço esquerdo, com a palma da mão voltada para a frente, na direcção para que o condutor pretende voltar.


sinais-condutores-4
Vou voltar para o lado oposto ao do volante

Estende-se horizontalmente o braço do lado do volante e faz-se oscilar verticalmente, repetidas vezes, de baixo para cima, com a palma da mão voltada para o lado para onde vai mudar de direcção; este sinal deve ser feito estendendo horizontalmente o braço esquerdo ou direito, com a palma da mão voltada para a frente, consoante a direcção para que o condutor pretende voltar.


sinais-condutores-5
Pode ultrapassar-me

Estende-se horizontalmente o braço do lado do volante, inclinando-o para o solo, com a palma da mão para a frente e movendo-o repetidas vezes de trás para diante e de diante para trás; este sinal deve ser feito com o braço esquerdo.